terça-feira, 19 de julho de 2011

Desabafo de um pai



Porque para se exigir decência, só se for de cara oculta...
Corajoso, o cara. E, se ele respeita todo mundo como diz, a polícia não precisa ter medo dele.
Visitem o Canal Uniaodopovo no Youtube e juntem-se à causa por um Brasil mais honrado.

sábado, 2 de julho de 2011

Marchas e Paradas

Bom, o assunto da semana (passada) foi a Parada Gay, e antes dela, a Marcha para Jesus, e antes dela, outras Marchas, mas vamos nos concentrar nestas duas, por ora. Apesar de terem conceitos diametralmente opostos, Marcha e Parada serviram para uma coisa em comum: Como pano de fundo para reivindicações políticas.

A Marcha para Jesus, realizada no dia de Corpus Christi, serviu mais como protesto contra a decisão do STF de aprovar a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e novas ideias políticas foram lançadas por lá pelos políticos evangélicos presentes. Vale lembrar que a Marcha para Jesus de São Paulo foi organizada por um certo Apóstolo Hernandes e uma certa Bispa Sônia. Engraçado, não foram eles que foram para Miami com milhares de dólares nas malas?

Silas Malafaia, também presente na Marcha, disse por sua vez que quem questiona a interferência das "igrejas" em assuntos do governo é classificado como "lixo moral". Muito engraçado ele falar isso, uma vez que todos nós sabemos que ele vende coisas como "bíblia de 900 reais", vive se contradizendo em sua própria doutrina e fala certas coisas que o desqualificam severamente para falar de "moral".

Sem falar que ele apoia informalmente a criação de um "estado evangélico" no Brasil. E, seja evangélico, católico, muçulmano ou de qualquer outra religião, a História é farta de exemplos do que acontece quando surge um estado Religioso. Basta ver a Arábia Saudita, conhecida como o Inferno da mulher muçulmana, ou o Afeganistão nos tempos do Taliban. Ou então, a Nigéria, dividida entre evangélicos e muçulmanos, ambos os lados igualmente fanáticos, ou então o "Cinturão Bíblico" (Bible Belt) dos EUA. Embora a religião pareça impôr uma ordem, sabemos muito bem que essa ordem, na verdade, serve aos caprichos das lideranças religiosas, que nada tem de benéfico para a população. Um Estado Religioso termina por degradar a sociedade, e um Estado Evangélico no Brasil seria uma tragédia.

OK, vamos ver agora a Parada Gay, realizada meros 3 dias após a Marcha para Jesus, em São Paulo. Apesar de toda a alegria, a Parada também teve caráter político, protestando contra quem protestou contra a união estável de pessoas do mesmo sexo. Todavia, não deixa de cometer seus exageros, típicos de um baile de carnaval (E totalmente desnecessários, uma vez que a Parada tem caráter reivindicatório) e capazes de constranger os despreparados. os gays tem formas muito estranhas de reivindicar seus direitos. Com certeza, os gays têm todo direito de lutar pelos seus direitos - Mas não precisam sair pelas ruas vestidos de Lady Gaga, Rainhas do Deserto ou em suas encarnações performáticas que nem deviam sair das boates GLS.

Todavia, a Parada deste ano mostrou uma coisa inusitada: Um grupo de Punks e Skinheads (Geralmente inimigos entre si e, mais geralmente ainda, inimigos dos gays) marchando juntos e protestando juntos contra a homofobia, ao lado dos gays!

Eles foram presos previamente pela Polícia, mas depois que os policiais ficaram sabendo que eles não estavam lá para agredir, mas para protestar junto, foram soltos e entraram na Parada.

Sinal de maturidade, só posso dizer isso.

Não fosse pelas extravagâncias e pelos arroubos de grande parte ruidosa e tresloucada (como sempre há), e pela confusão provocada pelos homofóbicos (Sejam skins, evangélicos fanáticos ou só gente querendo aparecer), a Parada Gay teria muito mais legitimidade.

Isso sem falar na Marcha da Maconha, a recentíssima Marcha das Vadias (Sim, o nome é esse), a Marcha pela Liberdade (Que protestava pelo direito de se fazer a Marcha da Maconha)...

Antigamente (Tá, nem tão "antigamente" assim), o povo brasileiro fez uma passeata com as caras pintadas para exigir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. "Elle", que se auto-intitulou "O Caçador de Marajás", acabava ironicamente se tornando o maior deles, e mostrando ao povo brasileiro que votar em um rostinho bonito era a pior burrada coletiva da História.

Então, o povo saiu às ruas, gritando palavras de ordem, e Collor caiu fora. Por causa das estripulias de sua primeira-dama, a LBA foi extinta assim que FHC assumiu a presidência.

Desde então, nunca mais o povo fez uma passeata exigindo algo que REALMENTE interesse ao povo brasileiro como um todo, e não apenas a uma classe, religião ou orientação sexual. Por que não fazem, por exemplo, uma "Marcha pela Educação", exigindo melhores condições para as escolas, professores e alunos? Por que não uma "Marcha pela Dignidade", exigindo a aplicação imediata e sem emendas da Lei da Ficha Limpa? Por que não uma "Marcha pela Segurança", exigindo mais investimentos para a Polícia e Forças Armadas?

O povo está apático... Será que está esperando por uma nova liderança? Alguém com carisma, austeridade, equilíbrio e força para boter ordem no país? Alguém que incite uma Marcha que reivindique dignidade para o povo brasileiro?
A liderança está aí, oculta no meio do povo... Quem será que vai revelá-la?